NF-Paulista

UPDATE no FINAL do POST

Mellancia também é prestação de serviços!!!

Breve história: Desde que foi anunciado o lance da NF-Paulista, pra quem não sabe o que é leia aqui, eu fiquei alerta, me informei sobre o cronograma de adesão dos estabelecimentos, isto em nov. de 2007, e passei a solicitar o meu CPF nas notinhas fiscais dos locais já inseridos no programa, na verdade eu sempre pedi nota, de tudo, nada mais justo, pois sonegação é um lixo, quanto menos locais sonegarem, quanto menos produtos ilegais a gente comprar, mais coisas podem melhorar, menos cargas roubadas (**Bino, corre que é cilada!), menos muambeiros teremos and on…. Enfim, eu acho que, se existe um programa que vai inclusive me beneficiar,  vou participar, vou usufruir do meu direito e dever.

Alguns dizem que isto é um grande Big Brother, que vão saber onde vc vai, quanto vc gasta… sim, vão saber sim, mas eu emito nota para todo serviço prestado, pago religiosamente em dia meus impostos e não faço nada que ninguém não possa ficar sabendo, so what? Que me rastreiem então, vão morrer de tédio ou no máximo vão tomar uma cervejola comigo…

Seguinte, acumulei muitas NFS, achando que poderia reclamar caso esta não tivesse sido registrada, algumas esqueci de incluir meu CPF, (há uma forma de registrar a nota mesmo se esta não tiver CPF), e hoje sentei a bunda pra organizar isto.

SURPRESA!! Nem todas eu pude reclamar ou registrar, vou explicar como fazer tudo e quais as regras.

Primeiro cadastre-se no portal da Secretaria da Fazenda

Depois, passe a pedir que todo e qualquer estabelecimento, inclua seu CPF na Nota ou Cupom Fiscal.

Estas Notas devem ser guardadas. O estabelecimento tem a obrigação de, na sua prestação de contas, registrar os documentos fiscais e os CPFs constantes, todos os estabelecimentos comerciais já tem hoje, um programa especial para tal. Geralmente as notas emitidas tem um prazo para entrada no sistema, ou seja, o seu crédito não estará lá no dia seguinte que vc comprou.

Os estabelecimentos tem prazo para registrar, então, aguarde pelo menos até o metade do mês seguinte para buscar se o crédito ou o registro pelo menos, foi feito.

Caso o registro, ou crédito, não tenha sido efetuado. Faça uma reclamação, ATENÇÃO, o prazo limite para registro da reclamação é o dia 15 do segundo mês subseqüente ao da aquisição do produto ou serviço. Eu por exemplo acumulei várias notas de maio e junho e perdi o prazo para reclamar, pois não sabia disto….muitas das notas não foram registradas no sistema.

A partir daí, vc tem que monitorar sempre. Fazer o que néam…. serviço na terrinha são como crianças, temos que ficar sempre de OlhO…

Vou listar aqui algums estabelecimentos que registram (quase) sempre os cupons fiscais:

  • CIA BRASILEIRA DE DISTRIBUICAO
  • HORTIFRUTI NATURAL DA TERRA
  • BURGUER KING
  • COBASI
  • CARREFOUR
  • LAGO AZUL
Alguns que precisaram de reclamação (mas ainda não vi o registro):
  • LEROY MERLIN
  • PEG E FAÇA
Até agora eu consegui mais de R$150,00 em créditos para depósito em conta ou dedução do IPVA, e eu num sou louca gastadeira, mas eu faço supermercado todo mês, faço manutenção na minha casa, compro presentes pros amigos, roupas para filhas, etc…vida normal de uma fulana de clásse média que rala o traseiro pra ter as coisas que quer, portanto  vou usar do meu direito messsmo.
Agora, eu deixei de ganhar créditos de várias notas com CPF incluso, por exemplo, do Pão de Açucar/Extra, que não reclamei a tempo. Onde está o erro, no estabelecimento ou na Sec. da Fazenda.?Quem deixou de lançar o registro ou o crédito???? Pois convenhamos eles, (da União), darem um pedacinho da arrecadação deles é muita bondade né?!?!?!
Vcs lembram da Turma do Paulistinha?
Era a mesma coisa mas a criançada era quem ganhava álbum e figurinhas, foi uma febre!
Achei as fotos aqui.
Portanto gente, não deixem o povo sonegar, levantem uns trocados e caso vcs tenham medo de revelar os seus hábitos, eu empresto meu CPF, OK!!!
#prontofalei
**Piada Interna.
UPDATE: Via @sergiovds

Prazo para usar crédito da Nota Fiscal Paulista no

IPVA acaba 6ª

da Folha Online

O prazo para o consumidor que desejar utilizar os créditos da Nota Fiscal Paulista para abatimento no IPVA 2009 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) termina nesta sexta-feira (31). Caso perca a data, o valor ainda poderá ser resgatado, mas não permitirá desconto no imposto.

Para registrar o pedido, o consumidor deve acessar o site do projeto Nota Fiscal Paulista, inserir a senha e indicar o Renavam do veículo a ser creditado –o consumidor não precisa ser proprietário do automóvel. Caso o consumidor ainda não tenha cadastrado, basta seguir as instruções –os créditos lançados pelas empresas até o momento são válidos.

Notícia completa AQUI

DICA DA MELLANCIA:

Eu preferi solicitar os cráditos em depósito na conta poupança. Os créditos serão depositados lá e ficarão em rendimento até a data do pagamento do IPVA, se vc controlar direitinho pode ser uma boa, vc aplica sua grana ao invés do governo fazer por vc e ficar com o rendimento para ela, certo?!🙂