Blogs com Vinho

Na última segunda feira fui convidada pela @samegui a participar de uma degustação de vinhos.

Como apreciadora incurável de uma bebida com certo teor alcoólico, aceitei na hora!

Fiz muito bem! Local muito agradável que ficou até mais charmoso com a chuva e o friozinho. Tinha uma lareira gostosa, aquecedores e até cobertas para quem estivesse sem agasalho.

Foi muito interessante e agradável, fiquei de papo com a @larajanuario e além de uma breve aula sobre as uvas e os vinhos que seriam servidos, tirei minhas dúvidas a respeito do “decanter”.

Perguntei ao sommelier qual a real função do dito cujo e a explicação foi a segunite:

Existem 2 utilizações para o “decanter”:

  1. Utiliza-se o “decanter” para vinhos de safras mais antigas, vinhos (tintos) velhos mesmo. Estes vinhos já criaram resíduos  portanto, antes de se abrir devem ficar 24 hs em pé, após isto devem ser abertos e colocados no “decanter”, o final da garrafa, onde está a maior parte do resíduo, deve ser despejado num copo e descartado. O vinho que foi para o decanter pode e deve ser consumido imediatamente.
  2. Para vinhos tintos de safras mais novas usa-se o “decanter” apenas para oxigenar o vinho. Vc abre o vinho, derrama no recipiente e após 1 hr pode beber, mas nem é para decantar, como disse antes, apenas oxigenar.

Eu achava que era algo muito mais complicado e firulento… mas não…🙂

Vamos beber então? Vamos… \o/

Photo_092109_002

Ficou faltando o último que era o mais docinho…ele não saiu na foto mas foi bem degustado!

O primeiro era o Prosecco, segundo Chardonnay, terceiro Camenere e por fim o Dolcissimo!

Prosecco IncontriTerra Chardonnay 2008

Viniterra Carmenere 2006Dolcissimo 2004

E foi assim … pra acompanhar o Carmenere foi servido um Risoto de Funghi, entre um vinho e outro bebemos água mineral e mastigamos um pedacinho de pão para limpar as papilas gustativas… delicioso tudo, a hospitalidade a iniciativa e os produtos. Mas… perdi a sobremesa, saí para um compromisso e perdi…

Para saber mais sobre o local e os produtos, visite Vinea São Paulo, lá vc compra seu vinho na loja e no espaço com mesinhas vc pode saboreá-lo.

Quero sempre tá! Volto lá com certeza!

#prontofalei