Cliente bom é cliente satisfeito.

Ano passado eu comprei um pack com algumas câmeras LOMO.

São câmeras analógicas, muito bacanas, plásticas propositalmente de baixa qualidade fotográfica, mas cada uma delas tem seu charme pra quem gosta de brincar com imagens.

Comprei o pacote nos EUA qdo minha mãe estava de férias por lá e as trouxe para mim.

Agora em Fevereiro tive problemas com uma delas, a COLORSPLASH, poxa… fiquei super triste pois tinha usado apenas uma vez. Procurei em vários foruns se havia algum tipo de suporte, etc… mas encontrei nada.

Resolvi entrar em contato com a central lá em Viena na Áustria e também enviei um mail aqui para a LOMO BR, loja nova que inaugurou ano passado no Rio de Janeiro.

Quem respondeu primeiro?  Viena, claro.

Para surpresa minha a sugestão da Matriz foi, em poucas palavras:

” Destrua sua câmera de uma forma criativa, fotografe ou filme e mande para nós que te enviaremos outra, inclusive estamos fazendo um blog sobre isto.”

Fiquei espantada, óbvio, é assim? tão simples? tão sem burocracia, tão eficiente?

Depois desta resposta a LOMO BR mandou uma resposta assim:

” Como você não comprou a câmera aqui, não sabemos se podemos ajudar, mas envie a câmera para nós que abriremos uma exceção e veremos o que podemos fazer.”

Minha resposta foi:

” Obrigada pelo retorno, mas entrei também em contato com a Matriz e , (anexei a cópia da mensagem da Austria), vou aceitar o desafio e aceitar a sugestão deles. Sugiro inclusive que como representantes da marca sigam a mesma linha de comunicação no atendimento  ao cliente.”

Nunca obtive resposta…

Passados 15 dias, pra minha surpresa, outra camera apresenta defeito, uma das mais legais,  a SUPERSAMPLER.

Quase chorei pois pensei que me achariam uma aproveitadora, ou uma maluca sem cuidados, o que definitivamente não é o caso, e resolvi falar na maior honestidade. Recebi pronto retorno me dizendo que, neste caso, eu poderia entrar em contato com a LOMO BR para efetuar a troca pois afinal estávamos no Brasil, (justamente por isto que minha primeira opção foi o contato com a matriz). Respondi contando a resposta da filial brazuca e disse abertamente que ficaria com a opção de destruir e enviá-los o material. ” Ok, we will be waiting for the cool pics”. Pronto, acordo feito, vamos inventar algo divertido e criativo para o “cameracídio”.

Pedi sugestões aos amigos e a querida @crisgorissen sugeriu uma ECOLOMO, fazer dela um vaso ou algo assim,  vários amigos deram a idéia de jogarmos taco com as pobres coitadas, achei maravilha e toca colocar em prática.

Os resultados são estes:

A resposta foi super animada, adoraram os VTs, adoraram minha filha, os óculos de proteção, etc…

Haviam me avisado que despachariam o pacote e eu certamente teria que pagar um valor fiscal pela entrada do produto no país, disse ok, que concordava.

Recebi aviso de postagem numa segunda-feira e na quinta-feira da mesma semana o pacote estava na porta de casa.

Conclusão disto tudo: LOMOs são “toy cameras” e não são feitas para durar uma vida, mesmo assim o bom atendimento, rapidez e interesse em manter um cliente satisfeito com a substituição do produto, sem nem mesmo saber direito quando, como ou onde eu comprei, me deixaram mais envolvida com a marca, que faz um excelente trabalho na loja online, nos blogs, nas promoções, na apresentação dos produtos e agora comprovadamente no bom atendimento.

Infelizmente o mesmo posicionamento e linha de comunicação com o cliente não vieram junto na importação dos produtos que chegaram aqui no Brasil, acredito que por falta de conhecimento, por parte da marca, da cultura das transações comerciais B2C daqui. Aqui tem que ter NF, tem que ser em apenas 7 dias, tem que imprimir formulário, dar CPF, cartão, tempo e muita, muita paciência, ah, fora a cara amarrada.

Lomo Br, fica a dica, ok!

#prontofalei

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