Belo Monte de Ideologia

No almoço em casa hoje:

Mãe, posso ir na passeata contra a construção de  Belo Monte, domingo na Paulista? – pergunta a filha.

Oi? ? – disse a mãe , no caso eu mesma.

É na manifestação, passeata, movimento… pessoal lá da escola vai, meus amigos!

Mas o que é Belo Monte , pq passeata?  – perguntei, testando pra ver se ela sabia exatamente pra que era a tal manifestação.

Ah é isto aquilo e aquilo outro, os índios, o meio ambiente, blá, blá… – ela passou no teste.

Olha eu acho esta cosia de índio meio errado viu, querem manter este povo nas cavernas e eu acho uma grande sacanagem, mantenham a cultura mas pelamordedeus dêem saneamento básico, infra pra este povo viver!!

Credo mãe, mas a cultura deles, eles querem viver assim!

Então, ao invés de manifestação e passeata, fica vc no escuro, pare de carregar este seu celular trocentas vezes, desliga as mil luzes que vc deixa pela casa, para de ficar no computador, desce do prédio de escadas…. etc… etc… assim vc economiza a energia e ninguém constroi hidrelétrica. 

– (silêncio)

Detalhe:   A passeata aconteceu domingo passado e este diálogo aconteceu hoje. :-S

Eu não critico, muito menos desmereço a intenção, interesse dos jovens, muito menos da minha jovem. Eu só acho que esta coisa de fazer valer, lutar, brigar e reivindicar por alguma coisa tem que começar nas pequenas atitudes e hábitos. Se vc for coerente ou pelo menos fizer a sua insignificante parte, já pode influenciar outros, aumentando assim as possibilidades.

Que tal um apagão voluntário? Ficar no escuro pq quer, por dias….não só por uma hora? Ninguém quer né? Ninguém quer perder a comodidade…então…

#prontofalei